Nitvista
Bate-papo
Fotos da Cidade
Fortes
MAC
Nictheroy
Aéreas
Praias
Outras Fotos
Noitada|Agito cultural
Cinemas
Shows, Festas e Boates
Bares
Restaurantes
Exposições
Peças
Cursos e Palestras
Outros Eventos
Nikitinautas
Cadastro
Login
Informações Gerais
Censo 2000
Das Regiões
Dos Bairros
História
Outras Informações
Artista do Mês
Postal Nitvista
Turismo
Pontos Turísticos
Hotéis e Campings
Outros
Preserve Itacoatiara
Condições do Mar
News
Galera da Praia
Ecologismo
Previsão do Tempo
Enquetes
Trânsito online
Câmeras na cidade
Câmeras - Ponte Rio - Niterói
Religião
Telefones úteis
Anuncie no Nitvista
Equipe Internit
Fale Conosco

Postal Nitvista Nikitinautas Noitada e Agito Cultural Bate-papo

Ecoando - Ecologia e Caminhadas

Home O Ecoando Atividades Programação Participe Ecodicas Notícias Coordenação
  Ecopoesia Depoimentos Galeria de Fotos Contato Destaques Artigos Diário de Trilha Associe-se  
 
  Notícias    
  Ecoando completa 24 anos
20/08/2017
 
 

Neste mês, o Ecoando completa 24 anos de fundação. E, para comemorar este aniversário, o grupo niteroiense de caminhadas ecológicas promoverá duas atividades.

 

A primeira, será uma caminhada dupla e gratuita para plantio de mudas e manutenção de áreas em recuperação ambiental, em Itaipu, e, a segunda, um Encontrando - encontro social bimestral entre participantes, amigos e simpatizantes do grupo -, em restaurante, em Piratininga.

 

Ambos os eventos acontecerão no dia 20, um domingo situado entre a data da fundação da instituição - 15 de agosto de 1993 -, e a realização de sua primeira caminhada, na Pedra do Cantagalo - em 22 do mesmo mês.

 

Na primeira atividade, chamada de Trabalhando a Terra e o Manguezal, o grupo fará inicialmente o plantio de 24 mudas de mangue, no manguezal do Camboatá, contando com a parceria e a orientação do biólogo Luiz Allochio, responsável pelas ações de recuperação desse ecossistema (https://oglobo.globo.com/rio/bairros/mangue-de-itaipu-ganha-mais-vida-com-acoes-voluntarias-de-reflorestamento-21672061)

 

Logo a seguir, os participantes caminharão até o topo do Morro da Peça, há poucos quilômetros dali, para ajudar na manutenção das mudas plantadas desde 2014 por voluntários, em atividades promovidas pelo Ecoando.

 

Feito isso, o grupo visitará um mirante natural com vistas para a Laguna de Itaipu e a Serra da Tiririca, onde o guia fará uma pequena palestra sobre o parque homônimo, além de falar sobre a história do Ecoando e algumas de suas conquistas e particularidades.

 

Ainda lá em cima, serão distribuídos ou sorteados brindes aos participantes, como camisetas comemorativas, luvas de proteção, bolsas ecológicas e um exemplar do Guia de Trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

 

O evento conta com o apoio do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

 

Finalizados os trabalhos, o sorteio e a caminhada, começará a segunda etapa das comemorações, a esticada até o restaurante Granel - onde inclusive quem não participou da primeira etapa poderá se agregar.

 

Para participar

 

Para participar da primeira atividade, cujo trajeto é leve e acessível mesmo a sedentários, é necessário fazer a reserva antecipada (contatos abaixo) e levar um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Abrigo Cristo Redentor.

 

Também é solicitada uma garrafa PET com água para regar as mudas ou deixar na área de manejo do Morro da Peça, como reserva técnica para períodos de estiagem. A duração da caminhada e dos trabalhos será de aproximadamente três horas.

O participante deverá ir com roupas leves e claras, calçar tênis ou bota confortáveis e com meia, se proteger do sol com boné ou chapéu e protetor solar, e levar água e lanche.

 

Já no Encontrando, basta fazer a reserva até a véspera (19), também através do Ecoando, e aparecer no Granel Armazém e Botequim (Rua Desembargador Leopoldo Muylaert, 184, telefone: 2619-4968), das 12h às 14h. O custo será o do consumo individual.

 

Sobre o Ecoando

 

O Ecoando é uma organização formal, com sede em Niterói, e que trabalha basicamente com caminhadas ecológicas.

 

Foi fundado em agosto de 1993 por dois psicólogos, Carlos de Sá e Cássio Garcez, sendo atualmente coordenado por este, que também é mestre em Ciência Ambiental e membro do Conselho Consultivo do Peset

 

Nas atividades do grupo, que acontecem em Niterói, Rio, arredores e outros locais do Estado, são visitados ecossistemas variados, como florestas, pedras, cavernas e cachoeiras, entre outros, em diversos estágios de conservação.

 

Em cada uma dessas visitas, são seguidos rigorosos critérios de segurança (incluindo normas da ABNT) e de respeito ao meio ambiente, além de serem repassadas informações variadas sobre o patrimônio socioambiental local, levantadas em pesquisas prévias utilizando metodologia científica.

 

A efetividade das práticas da organização foi comprovada em dissertação de mestrado defendida por seu coordenador, em 2007, na Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PGCA) da UFF. Através da mesma, ficou confirmado que quanto maior o número de caminhadas ecológicas frequentadas no Ecoando, maiores seriam as mudanças de percepção/atitude do participante em relação ao meio ambiente.

 

Entre os benefícios para quem caminha mais com o grupo, estão o desenvolvimento do interesse por questões socioambientais, o enriquecimento cultural, a melhoria da saúde física e mental, e o fortalecimento das relações interpessoais.

 

Contato

 

Cássio Garcez (coordenador)

 

Telefone: 2709-5435

Celular e whatsapp: 9.9155-8777

Correio eletrônico: ecoando@ecoando.com / cassioecoando@gmail.com

 

Facebook: http://www.facebook.com/pages/ecoando.caminhadas

 
  < ANTERIOR  
  > 05/08/2017 - Planeta estourou recursos naturais capazes de regeneração  
  > 25/07/2017 - De olho em 211 votos do agronegócio, Temer ameaça política ambiental  
  > 20/07/2017 - Trilha Transcarioca marca manifestação para pedir mais segurança  
  > 13/07/2017 - Em dez dias, 58 pessoas são atacadas em trilha que leva ao Corcovado  
  > 03/07/2017 - Instituto Vital Brazil desenvolve remédio inédito contra veneno de abelha  
 
Ecoando - Ecologia & Caminhadas - Rua dos Jacarandás, 1024, Engenho do Mato - Niterói - RJ.
CEP: 24.344-565 Tel: (21) 2709-5435 / 99155-8777
 
Copyright Internit Ltda 1996-2001