Nitvista
Bate-papo
Fotos da Cidade
Fortes
MAC
Nictheroy
Aéreas
Praias
Outras Fotos
Noitada|Agito cultural
Cinemas
Shows, Festas e Boates
Bares
Restaurantes
Exposições
Peças
Cursos e Palestras
Outros Eventos
Nikitinautas
Cadastro
Login
Informações Gerais
Censo 2000
Das Regiões
Dos Bairros
História
Outras Informações
Artista do Mês
Postal Nitvista
Turismo
Pontos Turísticos
Hotéis e Campings
Outros
Preserve Itacoatiara
Condições do Mar
News
Galera da Praia
Ecologismo
Previsão do Tempo
Enquetes
Trânsito online
Câmeras na cidade
Câmeras - Ponte Rio - Niterói
Religião
Telefones úteis
Anuncie no Nitvista
Equipe Internit
Fale Conosco

Postal Nitvista Nikitinautas Noitada e Agito Cultural Bate-papo

Ecoando - Ecologia e Caminhadas

Home O Ecoando Atividades Programação Participe Ecodicas Notícias Coordenação
  Ecopoesia Depoimentos Galeria de Fotos Contato Destaques Artigos Diário de Trilha Associe-se  
 
  Destaques    

• Agosto - 2017

Detalhes da programação de agosto
19/08/2017

 

PEDRA DO CORTIÇO (viagem)

Município: PETRÓPOLIS

Data: 19/08/2017 (SÁBADO)

Guia: CÁSSIO

Preço para associados do Ecoando®: R$ 215,00

Preço para não associados do Ecoando®: R$ 240,00

Transporte opcional (incentivo de carona): NÃO HÁ

Duração estimada: OITO HORAS (incluindo o deslocamento rodoviário)

Nível de Dificuldade: 4 (LEVE, PERCURSO CURTO, OBSTÁCULOS E SUBIDAS COMPLEXOS)

Descrição do local: elevação integrante da Serra da Estrela, que descortina belas vistas da Baía de Guanabara e da Região Metropolitana, além de montanhas da Serra dos Órgãos. 

Itinerário: embarque em transporte rodoviário, em Niterói, com destino ao bairro de São Sebastião, em Petrópolis. Início ao lado da igreja, subida de rua calçada com paralelepípedos, entrada na trilha. Caminhada até o pico e retorno pelo mesmo trajeto. Reembarque e retorno a Niterói, onda a atividade será finalizada.

Nº mínimo de pessoas: 2

Nº máximo de pessoas: 15

Materiais específicos necessários: bastão, reforço na proteção contra o sol, na água e no lanche, agasalho.

Itens inclusos: transporte, seguro-transporte, serviço de bordo, orientação de guia credenciado através do ambiente natural, informações sobre os locais, eventuais primeiros socorros, repelente de alta eficácia. 

Itens não inclusos: alimentação, material individual e seguro. 

 

TRABALHANDO A TERRA E O MANGUEZAL

Município: NITERÓI  Data: 20/8/2017 (DOMINGO) Guia: CÁSSIO

Preço para associados do Ecoando®: GRÁTIS (LEVAR DOAÇÃO - lista em : http://www.abrigodocristoredentor.com.br/)

Preço para não associados do Ecoando®: GRÁTIS (LEVAR DOAÇÃO.- lista em : http://www.abrigodocristoredentor.com.br/) Transporte opcional (incentivo de carona): NÃO HÁ

Duração estimada: TRÊS HORAS

Nível de Dificuldade: 3 (LEVE PERCURSO CURTO, OBSTÁCULOS E SUBIDAS SIMPLES)

Descrição dos locais: Morro da Peça - pequena elevação pertencente ao Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), onde o Ecoando vem revegetando duas áreas, desde 2014. Possui mirante rochoso voltado para a Serra da Tiririca, a Laguna e Praia de Itaipu. Manguezal: área ao longo do Canal de Camboatá, onde o biólogo Luiz Allochio vem plantando milhares de mudas de manguezal, há anos, trabalho no qual pretendemos contribuir.

Itinerário: Subida ao Morro da Peça e trabalho na área de manejo. Visita ao mirante e celebração do aniversário do grupo, com sorteio de brindes. Retorno pelo mesmo trajeto. Caminhada até o manguezal e plantio de mudas. Retorno e fim da atividade no ponto de partida. Logo após este evento, faremos uma esticada até restaurante a ser definido, para nova celebração. 

Nº mínimo de pessoas: Nº máximo de pessoas: 20

Materiais específicos necessários: luva de proteção (de mecânico, pedreiro, etc.), reforço na proteção contra o sol. Garrafa PET com água para rega ou para ser deixada no Morro da Peça.

Itens inclusos: orientação de guia credenciado através do ambiente natural e nos trabalhos de manejo e plantio de mudas, informações sobre os locais, eventuais primeiros socorros, mudas a serem plantadas, ferramentas a serem emprestadas, repelente de alta eficácia.

Itens não inclusos: transporte, alimentação, material individual e seguro.

* ATP (à toda prova) - atividade realizada mesmo em tempo chuvoso.

** Atividade passível de ser cancelada em caso de chuva na véspera do passeio

 

NÍVEIS DE DIFICULDADE

 

ÍMPARES: obstáculos e/ou subidas simples.

PARES: obstáculos e/ou subidas mais complexos.

 

1 – extremamente leve, percurso muito curto (até 4 km, exceto passeios de barco, tours, etc.);

2 – leve, percurso muito curto (idem anterior);

3 – leve, percurso curto (até 10 km);

4 – leve, percurso curto (até 10 km);

5 – moderado, percurso médio (até 15 km);

6 - moderado, percurso médio (até 15 km);

7 – moderado, percurso longo (até 20 km);

8 - moderado, percurso longo (até 20 km);

9 – semi-pesado, percurso muito longo (acima de 20 km);

10 – pesado, percurso muito longo (acima de 20 km)

 

Obs.: as distâncias incluem ida e (quando for este o caso) volta.

 

Regulamento das atividades

 

1) As atividades acima descritas, assim como todas as outras da programação do Ecoando®, estão classificada pelo Ministério do Turismo e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como “Turismo de Aventura”. Assim sendo, envolvem riscos avaliados, controlados e assumidos, que podem ocasionar acidentes e até levar à morte. A assinatura do participante (ou seu responsável, no caso de menor) no Termo de Conhecimento de Riscos, cujo texto vai abaixo, expressa seu total conhecimento e aceitação de tais riscos, além das informações relacionadas anteriormente (sobre as atividades, níveis de dificuldade, material e alimentação aconselháveis, etc.) e também dos avisos do(s) guia(s) a respeito das características e peculiaridades dos roteiros.

 

2) Os inscritos nestas atividades (abaixo assinados em Termo de Conhecimento de Riscos) comprometem-se a acatar, respeitar e seguir as determinações do(s) guia(s) do Ecoando®, com relação à condução, segurança e disciplina, e às técnicas de atenuação de impactos socioambientais da mesma, desde o momento dos seus primeiros pontos de encontro até os encerramentos.

 

3) Desistências comunicadas com até 15 dias de antecedência às atividades darão direito ao ressarcimento de 90% da quantia eventualmente paga. Após este prazo, incluindo faltas, a devolução será de 80% (com base em decisão do Supremo Tribunal de Justiça - STJ - a respeito de restituições a desistentes de pacotes turísticos, disponível em: http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/11/desistencia-de-pacote-turistico-da-direito-reembolso-de-80-diz-stj.html). Obs.: esta regra vale igualmente para reservas feitas através de compromisso verbal ou virtual (caso em que o desistente ou faltoso não ficará desobrigado ao pagamento do respectivo percentual de 10% ou 20%). Excetua-se o pagamento de mensalidades de associados.

 

4) Em caso de chuva no dia das atividades a participação torna-se facultativa (exceto viagens ATP* e corredeiras).

 

5) O tempo de duração das atividades é variável. A duração informada na programação e neste documento é mera estimativa. A tolerância máxima de atraso ao(s) ponto(s) de encontro é de 15 minutos. Caso desrespeitado este prazo, o participante passará a ser considerado desistente.

 

6) A idade mínima para participação nas atividade é de 8 anos. Até os 15 anos, é obrigatório o acompanhamento de um responsável. Menores desacompanhados deverão apresentar autorização por escrito dos pais ou responsáveis.

 

7) Apesar de não ser obrigatório, é esperado que o participante tenha se submetido a uma avaliação médica antes de se engajar às atividades do Ecoando®, assim como também é desejável o acompanhamento médico regular na hipótese de sua continuidade nos eventos. Já no caso de maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas incapacitantes, é condição indispensável à participação a apresentação de atestado médico (especificar textualmente o objetivo: caminhadas ecológicas). É facultada ao guia, mesmo fora dos casos acima, a solicitação deste documento.

 

8) Devido ao fato de os participantes de atividades realizadas no ambiente silvestre estarem sujeitos a ferimentos (em geral escoriações) e a picadas de insetos potencialmente portadores de doenças (como mosquitos, carrapatos, etc.), é recomendável o correto uso de repelentes de alta eficácia durante os passeios, além de vacinação preventiva (contra o tétano e a febre amarela, por exemplo).

 

9) Com o objetivo de resguardar a segurança e o bem-estar dos participantes - além de assegurar o compromisso de qualidade dos serviços para com estes -, a coordenação e guias do ECOANDO® reservam-se o direito de alterar, substituir, abreviar, estender ou cancelar atividades, roteiros e trajetos - parcial ou totalmente, com ou sem prévio aviso -, em função da variabilidade do ambiente silvestre, da meteorologia, da violência urbana, de mudanças nas políticas administrativas dos locais visitados e de outros fatores que exijam este procedimento.

 

10) É vedado aos inscritos:

10.1) fazer coletas de qualquer espécie nos locais visitados, ainda que para fins didáticos;

10.2) fumar durante os deslocamentos. O fumo, apesar de desaconselhável no ambiente silvestre, é permitido apenas nas paradas. Recomenda-se, neste caso, que o fumante posicione-se de modo a não incomodar os colegas com a fumaça de seu cigarro, trazendo de volta a guimba apagada.

10.3) levar animais domésticos às atividades ou alimentar animais silvestres;

10.4) portar ou consumir bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes antes ou durante as atividades.

 

11) Os proprietários dos automóveis voluntariamente engajados nos passeios receberão o valor referente ao custo do serviço de transporte por cada vaga eventualmente disponibilizada a outros participantes, desde que essa relação tenha sido previamente estabelecida entre as partes (Ecoando®/coordenador-proprietários de automóveis engajados). Em contrapartida, esses mesmos motoristas se comprometem a dirigir com responsabilidade, não consumir bebidas alcoólicas antes ou durante os deslocamentos rodoviários e, na volta, deixar seus passageiros o mais próximo possível de suas casas, no município de Niterói. Os mesmos deverão ainda arcar com a totalidade dos custos relativos a seus veículos (combustível, peças, pedágios, manutenção, estacionamento e eventuais perdas e danos) e à sua direção, isentando o prestador do serviço e eventuais passageiros de quaisquer ônus. É facultado ao guia a avaliação das condições do veículo e a competência do condutor.

 

*ATP – à toda prova (atividade realizada mesmo com chuva, desde que viável).

 

Termo de conhecimento de riscos

 

Os participantes abaixo assinados em documento próprio declaram:

 

1. Ter total conhecimento e aceitação da atividade proposta, do(s) respectivo(s) nível(eis) de dificuldade, das características do(s) roteiro(s), da íntegra do regulamento e de outras informações contidas no anverso do referido documento, além dos avisos e determinações passadas pelo(s) guia(s), isentando este(s) e o prestador do serviço de qualquer responsabilidade quanto à não observância de tais dados e cuidados, e quanto à ocorrência de variáveis alheias à vontade e/ou ao controle daqueles;

 

2. Assumir ter condições físicas, psicológicas e experienciais adequadas às exigências da atividade em questão, independentemente de portar doença não incapacitante ou deficiência física;

 

3. Permitir o uso de sua imagem em material informativo impresso e/ou digital do Ecoando, além de matérias jornalísticas impressas ou virtuais

 

 

Dados da conta bancária para reservas e associação

 

Banco: 104 – Caixa Econômica Federal 
Agência: 0175 – Icaraí
Operação: 001 – conta corrente
Número da conta: 13.304-4
Favorecido: Cássio Garcez dos Santos

 

Obs.: efetuado o pagamento, entre em contato conosco o mais breve possível, para que o mesmo seja computado. Lembre-se também de apresentar o recibo de pagamento quando estiver com o guia no dia da atividade

 

Contato

 

Cássio Garcez

Coordenador

 

Ecoando® / Ecologia & Caminhadas

 

Telefones: (21) 2709-5435 ou 991558777

(atendimento telefônico: 9h às 22h diariamente, ou com até uma hora e meia de antecedência aos passeios)

Site:

 
Ecoando - Ecologia & Caminhadas - Rua dos Jacarandás, 1024, Engenho do Mato - Niterói - RJ.
CEP: 24.344-565 Tel: (21) 2709-5435 / 99155-8777
 
Copyright Internit Ltda 1996-2001